Cine Periférico
Aqui, você confere as sugestões do Conexão Periférica em relação a filmes e documentários diversos que tratam sobre movimentos sociais, mídia, exclusão, preconceito, sustentabilidade, coletividade entre outros temas.
Se você tem uma produção e quer divulgá-la, entre em contato: conexaoperiferica@gmail.com
Para ver a lista completa de filmes disponíveis aqui no blog, clique aqui.
Mídia Independente em Tempos de Guerra – Independent Mídia in a Time of War (2003)
(EUA, 2003, 30min – Direção: Amy Goodman)
É com muita honra que postamos um dos mais importantes documentários para transformar o mundo em algo mais justo.
Amy Goodman, uma das cabeças da mídia independente “Democracy Now” – que transmite para mais de 800 TV’s e rádios alternativas – disseca formidavelmente a mídia tradicional americana no contexto da guerra.
Além disso, mais do que outro filme mostrando o obscuro papel da mídia, é um excelente alarme sobre o perigo de estarmos a mercê de um monopólio midiático, controlado por grupos e corporações com interesses muito distintos da população mundial.
Só para ter uma idéia, os canais FOX, MSNBC e a NBC pertencem a um dos maiores fabricantes de armas nucleares do mundo.
Mais importante ainda é que o filme é também um chamado para mudarmos esse panorama, para desafiarmos esse monopólio.
“Independent Mídia in a Time of War” é um documentário que todo jornalista honesto, todo estudante, todo ativista e toda pessoa com sede de informação deveria assistir.
“Nós temos que lutar por uma mídia independente”
(Comentário original: Docverdade)
Download Torrent(Monova) – legendas pt-br
site Democracy Now!
South Of The Border / Ao Sul da Fronteira (2009)
(EUA, 2009, 77min. – Direção: Oliver Stone)
Imperdível!
Finalmente um dos documentários mais esperados do ano! Do aclamado diretor Oliver Stone, “South of the Border” é certamente um filme que irá fazer despertar muita gente!
A imprensa latino americana é por tradição alinhada com a norte americana. Se pensarmos que esses grupos na verdade fazem parte de um mesmo grupo internacional (mídia, petroleiras, farmacêuticas, bancos, etc.), que detém cerca de 80% de todos os canais de TV, das rádios, jornais e revistas do mundo ocidental, fica fácil saber o porquê desse alinhamento.
E não é difícil notar que esse grupo constantemente cria no imaginário coletivo, através de notícias, a ideia de que sempre estamos sendo ameaçados por alguma terrível nação ou ditador, que merecem, por isso, ser alvos de golpes de Estado e Guerras.
Mas, nos últimos anos, a América do Sul mudou radicalmente a forma de ver seus governantes. Apesar de 95% da mídia tradicional massacrar diariamente os presidentes “desobedientes” em relação às políticas dos EUA, todos contam com enorme apoio popular.
Provavelmente o mais desobediente de todos seja Hugo Chávez, e que por isso seja tão demonizado por quase toda a mídia internacional. Essa demonização veio arquitetada justamente por uma das personalidades mais odiadas do mundo: George W. Bush e toda sua equipe de Governo, ligadas às corporações.
O documentário visa justamente quebrar alguns dos mitos criados pela mídia oligárquica, e de desmascarar as mentiras noticiadas frequentemente e trazer uma mensagem de esperança rumo a um caminho que deixaria todos os países latinos muito melhores: A Integração.
(Comentários: Docverdade)
Opções de Download:
Torrent
ou
Rapidshare em 5 partes (juntar com Winrar): part1 – part2 – part3 – part4 –part5
Beyond the Citizen Kane – Muito Além do cidadão Kane
Reino Unido, 1992, 105 min – Direção Simon Hartog
O documentário mostra as relações estreitas que a Globo levava com a ditadura militar, mostra também as práticas de manipulação jornalística na cobertura de fatos, como por exemplo, a 1º manifestação das “Diretas Já” em que o “Jornal Nacional” mostrava a aglomeração na Praça da Sé como sendo uma comemoração do aniversário de São Paulo, e não como um movimento pelo fim da ditadura.
Mostra também o nível de envolvimento da Rede Globo na tentativa de fraude nas eleições de 1982 para impedir a vitória de Brizola no Rio de Janeiro e como a rede também manipulou a edição do debate das eleições de 1989, favorecendo ao candidato Collor e evitando o resultado que apontava Lula como vencedor. Mostra também como a Globo destruiu a que seria sua grande concorrente, a TV Jovem Pan, acabando com a sua parceira, a NEC.
Há depoimentos de várias personalidades, como Chico Burque, Leonel Brizola e Lula, entre outros.
A Rede Globo tentou impedir a veiculação do documentário no Reino Unido, mas não conseguiu, depois disso tentou comprar seus direitos autorais, mas também não teve sucesso. O governador de São Paulo, Fleury, demitiu o diretor do Museu da Imagem e do Som, que ousou apresentar o documentário em numa sessão.
Finalmente, conseguiu que o documentário fosse proibido no país. Mas a Internet veio a frustrar essa proibição. Hoje, milhões de downloads já aconteceram só no Youtube e no Google Video, sem falar nos outros meios, como Torrent, etc.
(Sinopse original do blog docverdade)
Obtenha o arquivo Torrent, clicando aqui.
Para ver a lista completa de filmes disponíveis aqui no blog, clique aqui.
Deixe um comentário