– Em sintonia com os limites da cidade –

A equipe

Eis os nomes dos que fazem o Conexão Periférica:

Ana Cristina Rabelo

Bruno Vieira

Fábio Freitas

Fernanda Godinho

Luana Costa

Luciana Carvalho

Simone Moura

Vinícius Luiz

Yolanda Assunção


Mais detalhes abaixo.

Ana Cristina Rabelo – produção

Estudante de jornalismo do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), cursando atualmente o segundo período. Antes de ingressar na universidade, formou-se como técnica em Turismo e Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG). Durante o curso de Turismo, participou também do programa de Bolsa de Iniciação Científica Junior (BIC-Jr), cujo projeto de pesquisa contemplava uma análise sobre a gestão de atividades, produtos e serviços da área de agenciamento turístico em Belo Horizonte.

Bruno Vieira – produção e coordenação

Bruno Vieira é jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em agosto de 2009. Enquanto estudante, passou pelo Boletim UFMG e pelo projeto Revista Realejo – O Som da Notícia, revista auditiva para pessoas com deficiência visual coordenada pela Pró-Reitoria de Extensão da UFMG. Atuou como repórter e produtor da Rádio UFMG Educativa de janeiro a julho de 2009. Realizou matérias relacionadas a cultura, cidadania, sociedade / movimentos sociais e periferia, entrando ao vivo ou realizando matérias gravadas (estas, com pauta, produção, locução e montagem realizadas pelo próprio repórter).

Fábio Freitas – apoio de produção

Fábio Freitas é jornalista, formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em agosto de 2009. Enquanto estudante, foi estagiário da TV UFMG, na produção e reportagem de jornal diário. Na Rádio UFMG Educativa, foi estagiário do Núcleo de Jornalismo. Produziu, com parceria de Gabriela Garcia, coordenação de Grazielle Mendes e trabalhos técnicos de Gilberto Corrêa, a série especial de reportagens Direitos Humanos – 60 Anos de Luta por Igualdade, veiculada em dezembro de 2008 e que ficou em 2º lugar no XXVI Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo/2009. Possui formação complementar em Psicologia, nas disciplinas Psicanálise A e B e Psicologia Social I, II e III. De dezembro de 2009 a início de fevereiro de 2010, foi repórter do jornal O Tempo, na editoria de Cidades. Em março, mudou-se para São Paulo, onde é atualmente assessor de imprensa da OAB/SP e colaborador do Conexão Periférica.


Fernanda Godinho – produção e coordenação

Fernanda Godinho é jornalista formada e durante o curso de Comunicação Social foi bolsista do Projeto de Extensão Jornal da Rua, onde produziu reportagens e realizou oficinas de comunicação para jovens moradores do Aglomerado Morro das Pedras, zona oeste de Belo Horizonte. Também participou como pesquisadora do Projeto Os Limites de Belo Horizonte e os Limites da Luz, patrocinado pela Lei de Incentivo a Cultura, tendo contato com a realidade de pessoas que vivem nos limites da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Durante um ano fez estágio na Rádio UFMG Educativa, no núcleo de jornalismo, onde teve experiências em produção, reportagem, edição, ronda e locução em radiojornalismo. Foi integrante da equipe do núcleo de jornalismo vencedora do 2º Prêmio de Jornalismo de Interesse Público SJPMG – categoria rádio, com a reportagem Esporte Cidadão, sonho e superação na periferia. Atualmente, dedica-se ao programa Conexão Periférica, veiculado pela Rádio UFMG Educativa, participando de todas as etapas de produção dos programas. Também é jornalista militante pela causa dos soropositivos e trabalha na ONG AIDS Grupo Vhiver, produzindo reportagens sobre o tema. Paralelamente, atua como multiplicadora de conhecimento dando oficinas e dinâmicas de integração de grupos com temas relacionados à juventude, política, direitos humanos, sexualidade, diversidade sexual e direitos reprodutivos no Projeto Pode Crê!, desenvolvido pela Secretaria de Esportes e Juventude em parceria com o Fica Vivo! e o Grupo Vhiver.

Luciana Carvalho – apoio de produção

Luciana Carvalho é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais em agosto de 2009. Durante o curso, estagiou na TV UFMG como repórter de jornal diário e produtora e apresentadora de programa semanal sobre cultura e sociedade. Foi integrante da equipe vencedora do 1º Prêmio Jornalismo de Interesse Público – categoria televisão, promovido pelo Sindicato de Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, pela produção da série de reportagens Políticas Públicas para Jovens – violência, educação, primeiro emprego e cultura, veiculada em outubro de 2007 pela TV UFMG. Realizou estágio na Rádio UFMG Educativa como programadora musical e repórter de comportamento. Tem formação complementar em Psicologia, tendo cursado disciplinas como Psicologia da Personalidade I; Psicologia Social I, II e III; Psicanálise A e B; e Masculinidades: teoria e pesquisa. Depois de formada, ingressou na equipe do programa Conexão Periférica, veiculado semanalmente pela Rádio UFMG Educativa, participando de todas as etapas de produção dos programas de 2009. Paralelamente, trabalhou como assessora de imprensa do Grupo Vhiver, ONG Aids reconhecida internacionalmente. Em janeiro de 2010, foi para São Paulo realizar o Curso Abril de Jornalismo, promovido pela Editora Abril. Atualmente é repórter do Portal EXAME e colaboradora do Conexão Periférica.

Simone Moura – produção (coordenadora GeraAção)

Simone Moura é estudante de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte (Pucminas-BH), cursando atualmente o quarto período. Antes de ingressar na faculdade, formou-se técnica em Turismo e Lazer pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) em 2006. Neste ano, de fevereiro a dezembro, foi Agente Cultural do Projeto RedeMuim de Arte e Cultura, do Centro Cultural Vila Marçola, localizado no Aglomerado da Serra, zona sul de Belo Horizonte. Produziu o programa de rádio Microfonia na emissora comunitária de rádio Pé da Serra 94,3 FM e colaborou no caderno “Eu Acredito”, do jornal Hoje em Dia (Belo Horizonte). Em setembro de 2008, recebeu o prêmio Jovem Destaque da Câmara de Vereadores de Belo Horizonte em comemoração ao Dia Municipal da Juventude (23/9). Atualmente, coordena o coletivo GeraAção – Grupo de Comunicação e Mobilização Comunitária Juvenil, idealizado em outubro de 2008 e surgido por meio da Oficina de Mídia do Fica Vivo!. Representou esse coletivo, em agosto de 2009, no Taller de Gestión de Proyectos de Comunicación Comunitária, em Buenos Aires, Argentina.

Vinícius Luiz – produção

Vinicius Luiz é jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais em dezembro de 2008. Trabalhou como educador na ONG Humbiumbi – Arte, Cultura e Educação, em projetos de educação pela comunicação. Foi estagiário do núcleo de jornalismo da Rádio UFMG Educativa, onde atuou como repórter e apresentador de jornais. Integrou a equipe vencedora do 1º Prêmio Jornalismo de Interesse Público, do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, pela série de reportagens especiais Arte da Periferia. Fez parte da equipe idealizadora do Portal EMdiálogo, parceria entre a Secretaria de Educação Básica/MEC, Universidade Federal Fluminense e Universidade Federal de Minas Gerais, voltado para alunos, professores, pesquisadores e interessados pelo Ensino Médio público e de qualidade. Ingressou na equipe do programa Conexão Periférica, participando de todas as etapas de produção dos programas de 2009 e 2010. Atualmente, trabalha como jornalista na Aorta Entretenimento.

Anúncios