– Em sintonia com os limites da cidade –

Nota de repúdio do Instituto Helena Greco de Direitos Humanos

Publicamos aqui, integralmente, a nota de repúdio que o IHG publicou pela internet. Vem mais por aí.

NOTA DE REPÚDIO À REPRESSÃO POLICIAL NO AGLOMERADO DA SERRA

O Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania / IHG vem a público manifestar o mais veemente repúdio à repressão policial que se abate sobre o Aglomerado da Serra. Manifestamos também nossa total solidariedade a todos os moradores desta comunidade, em especial aos familiares, amigos e companheiros de Renilson Veriano da Silva e Jefferson Coelho da Silva, vítimas de execução sumária perpetrada pela Polícia Militar de Minas Gerais.

A ocupação do Aglomerado da Serra pela PMMG e o assassinato de Renilson e Jefferson constituem a mais brutal e inaceitavel violação dos direitos humanos. Esta revela racismo estrutural, em pleno vigor nas esferas militar, policial, judiciária e carcerária, exatamente aquelas que compõem a mal chamada Segurança Pública. Não existe Segurança Pública no Brasil: ela é, exclusivamente, da propriedade e do Estado – dos ricos e dos governantes.

Fica patente que este terror de Estado se exerce de forma aguda sobre os pobres e os negros. A manifestação mais evidente desta situação é constituída pelo extermínio da população jovem e negra, pela política de encarceramento em massa e pela criminalização das lutas e movimentos populares. Trata-se de genocídio aberto – vamos chamar as coisas pelo próprio nome.

Tudo isto está na base do projeto de cidade imposto pelo prefeito Márcio Lacerda e pelo governador Anastásia, ou seja, a privatização e o aniquilamento do espaço público levados às máximas conseqüências. Fazem parte desse quadro a segregação das favelas e comunidades de periferia e a militarização da sociedade: ruas e praças públicas tornaram-se espaços privados, monitorados, cercados, quadriculados – no caso do Aglomerado da Serra, a PMMG transformou tudo em praça de guerra.

Reiteramos o nosso repúdio a esta situação de barbárie e fazemos nossas as exigências dos moradores do Aglomerado da Serra:

Pela nomeação, responsabilização e punição dos assassinos de Renilson e Jefferson e de todos aqueles que praticaram violência contra os moradores!

Pelo fim da ocupação da comunidade pela PMMG!

Pelo fim da repressão!

Abaixo a criminalização das lutas populares!

Todo o nosso apoio e solidariedade aos familiares de Renilson e Jefferson!

Viva o Aglomerado da Serra!

Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2011
Instituto Helena Greco de Direitos Humanos e Cidadania / IHG

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s