– Em sintonia com os limites da cidade –

Confusão no Aglomerado da Serra: um relato de quem está lá dentro

Estamos retornando aos poucos das (merecidas) férias. Vamos voltar a exibir programas inéditos a partir de março. Mas tivemos que antecipar a nossa volta por causa do que aconteceu neste fim de semana no Aglomerado Serra, região Sul de Belo Horizonte.

Segundo relatos, policiais militares e moradores da favela entraram em conflito na noite de sábado para domingo. Houve correria, gritos de “assassinos” e um tiroteio que durou um bom tempo. Balas de borracha, bombas de efeito moral, pedras. Dezenas de policiais militares em conflito com moradores de um dos maiores aglomerados de Belo Horizonte.

Tudo isso aconteceu na Praça do Cardoso. A morte de tio e sobrinho foi o estopim para a manifestação dos moradores que relatam que ambos teriam sido assassinados pelos policiais militares. Moradores das oito vilas que compõem o complexo estavam revoltados com as mortes de Jeferson Coelho da Silva, o Jefinho, e o tio dele, Renilson Veriano da Silva, de 39 anos. Eles foram baleados e mortos por militares durante um confronto na Vila Marçola.

A confusão aconteceu porque, estando o clima tenso na comunidade, os moradores começaram a chamar os policiais de “assassinos”. Um dos policiais (que, segundo fontes, não estavam – nenhum deles – usando tarjetas de identificação) disse que o clima estava tranquilo por enquanto pelo fato de a imprensa estar lá. A fonte nos disse que o policial exclamou: “assim que a imprensa sair, o pau vai piar”. Nesses termos.

Há uma versão – esquisita, diga-se de passagem – do tenente que comandou a ação: de que todos os bandidos usavam fardas da PM, exceto os dois que foram mortos, que as trariam debaixo do braço. Os moradores insistem: os executados não tinham nada a ver com o crime.

Abaixo, seguem algumas fotos do confronto. O clima continua pesado e, ao que parece, hoje o dia será marcado por manifestações não só na favela mas na região Central também.

Se você viu o que aconteceu e quer colaborar, comente aqui no blog ou mande e-mail para conexaoperiferica@gmail.com. Precisamos que você que viu nos fale o que aconteceu.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Anúncios

Uma resposta

  1. Pingback: Tweets that mention Confusão no Aglomerado da Serra: um relato de quem está lá dentro « Conexão Periferica -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s