– Em sintonia com os limites da cidade –

Festa de Encerramento do projeto Gera Ação Periférica 2010

Hip hop, grafite, dança de rua, audiovisual independente, teatro e poesia. Essas são algumas das manifestações da arte nas periferias que poderão ser conferidas no evento de encerramento do projeto Gera Ação Periférica no ano de 2010, a ser realizado no dia 18 de dezembro, sábado, às 14 horas, no Aglomerado da Serra.

O evento encerra os trabalhos no ano de 2010 da parceria do programa Conexão Periférica, da Rádio UFMG Educativa, e do Coletivo Gera Ação, composto por jovens do Aglomerado Serra. A festa também vem reunir pessoas envolvidas em movimentos com diferentes temáticas do universo das periferias. Haverá a participação dos grupos Codinome Favela, Parceria Firme e A Corte – da cena do hip hop de Belo Horizonte; intervenções cênicas com os grupos Coletivoz e Trama de Teatro; e uma roda de B-Boys e B-Girls do Aglomerado. Na oportunidade, será exibido um documentário produzido de forma coletiva que registra o processo de produção do programa Conexão Periférica pelos jovens do Coletivo Gera Ação.

Além de marcar o término das atividades no ano de 2010, a festa deste sábado vem também lançar a proposta de uma nova rede. A Rede de Comunicação Periférica pretende reunir grupos, coletivos e ONGs que atuam nas periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana na construção de um itinerário informativo.

Veja como chegar:

Programação

14h – Abertura
“O Pastelão” – Grupo Trama de Teatro

15h15 – Apresentação: Grupos “Codinome Favela” e “Parceria Firme”

16h – Apresentação: Banda Plugados Apoena (Jovens do Aglomerado Serra)

16h30 – Intervenção: Roda de B-Boys e B-Girls

17h20 – Apresentação: Sarau Coletivoz

18h20 – Apresentação: Grupo “A Corte”

Parceria Gera Ação Periférica

Encontro entre jovens do Gera Ação e Equipe do Conexão Periférica

Exibido pela primeira vez em 14 de outubro de 2009, o Conexão Periférica nasceu da preocupação de jovens jornalistas em discutir temas pouco explorados ou abordados de maneira estereotipada pela mídia tradicional. A ideia inicial era dar voz e visibilidade às pessoas que moram ou atuam nas periferias, além de grupos tradicionalmente marginalizados. Propondo uma abordagem diferenciada sobre temas da sociedade, o grupo que o coordena sentiu a necessidade de inserir os atores retratados no programa como protagonistas dessa produção. Foi a partir dessa demanda que o grupo firmou uma parceria com o Coletivo Gera Ação, do Aglomerado Serra, desde maio de 2010.

Composto por 15 jovens de 14 a 29 anos, o Gera Ação já desenvolvia, anteriormente, ações de comunicação e mobilização na comunidade – como o programa Microfonia, da Rádio Comunitária Pé da Serra. Hoje, o grupo realiza a produção do programa Conexão Periférica em todas as suas etapas – desde a proposição de pautas, passando pela apuração, culminando na montagem das matérias. Com o envolvimento de outros atores ao longo do processo, o projeto se expandiu e vem constituindo uma rede de solidariedade e comunicação que conecta diferentes periferias de Belo Horizonte e Região Metropolitana. Para 2011, a meta é atingir outros grupos culturais, movimentos sociais e comunicadores comunitários.

Rede de Comunicação Periférica

Nem sempre existem espaços disponíveis para a manifestação artística, cultural e política dos jovens moradores das periferias. Por isso, o Conexão Periférica trabalha de forma colaborativa, na qual jornalistas formados, estudantes universitários e moradores de periferias comunicam-se, trabalhando em rede.

Na Rede de Comunicação Periférica, existe a proposta de um itinerário formativo que possibilite aos jovens nela envolvidos conhecer as técnicas de produção jornalística, mobilizar suas comunidades e exercer ativamente sua cidadania. Para tanto, em 2011 esse itinerário será constituído a partir de encontros semanais, com oficinas de rádio e comunicação, além de seminários e eventos culturais. O trabalho prevê que os jovens exponham suas demandas sobre a comunidade, levantem pautas, façam entrevistas e produzam matérias acerca do tema escolhido, sempre com o acompanhamento de um jornalista, que os orienta sobre a linguagem radiofônica. Durante o projeto outras ferramentas de comunicação serão exploradas, como as redes sociais.

SERVIÇO

Evento de Encerramento – Gera Ação Periférica 2010

Data: 18 de dezembro

Horário: 14h

Local: Espaço BH Cidadania Vila Fátima – Rua Dona Benta 184, Vila Fátima, bairro Serra (antigo CRAS Vila Fátima)

Como Chegar:

9204 Santa Efigênia – descer na Avenida do Cardoso, continuação da Mem de Sá

4107 Serra – Descer no ponto final. Seguir pela Avenida do Cardoso sentido Santa Efigênia

Informações:

9167-5181 (Bruno Vieira)

9659-2848 (Luana Costa)

8660-1291 (Simone Moura)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s