– Em sintonia com os limites da cidade –

Semana de Atividades da Ocupação Dandara

O último final de semana foi de movimento na comunidade-ocupação Dandara, no Céu Azul, em Belo Horizonte, MG. Depois de várias reuniões de planejamento, audiência pública, reunião na SEDRU com entes dos governos estadual e municipal durante a semana, uma caravana de moradores e coordenadores da Comunidade Dandara e com representação das Comunidades Irmã Dorothy e Camilo Torres foram para Januária, norte de Minas, participarem da 14ª Romaria das águas e da terra do Estado de Minas Gerais. O grupo juntou-se a muitos romeiros e romeiras de todo o Estado de Minas Gerais que, organizados na luta e pela luta, clamam por justiça e dignidade humana e planetária.

Também aconteceu a reunião da Frente Antiprisional das Brigadas Populares, com a participação de moradores da Comunidade Dandara. Houve reunião de coordenadores, bazar e visitas de apoiadores às comunidades.

Iniciou-se, no sábado, uma Oficina de Dança Afro para crianças e adolescentes coordenadas pela educadora Rafaela, das Brigadas Populares. Esta atividade, junto à Capoeira, resgata a cultura afro-descendente e reascende na comunidade o vigor do sangue de luta de Dandara e seu companheiro Zumbi dos Palmares.

No sábado, dia 17/07/2010, os Coletivos de Educação e de Saúde fizeram uma reunião conjunta para avaliar e planejar as atividades na Comunidade Dandara. Partiram do Conceito de educação entendida como toda atividade que colabora na formação da pessoa para o exercício de sua cidadania, luta e conquista dos seus direitos. Refletiram sobre o artigo 205 da atual Constituição brasileira que fala do direito à Educação e avaliaram o quanto a Ocupação Dandara vem contribuindo para que a Constituição se efetive e os direitos saiam do papel. Reconheceram que os dois coletivos, saúde e educação, fazem um trabalho educativo na Comunidade e que são muitas as demandas a se concretizarem.

Para a próxima semana, 19 a 24 de julho de 2010 estão programadas as seguintes atividades educativas na comunidade Dandara:

Segunda-feira, dia 19/07: visita das Irmãs Dominicanas e acampamento.

Terça-feira, dia 20/07: Grupo de Capoeira

Quarta-feira, dia 21/07, às 18h00 – Cine Dandara coordenado pela educadora Sãozinha – às 18:30h, reunião de Coordenadores e, às 20:00h, Assembléia Geral.

Quinta-feira, dia 22/07: Grupo de Capoeira

Sexta-feira, dia 23/07, às 19h00 – Cinema Educativo, coordenado pelo educador Robert

Sábado, dia 24/07, pela manhã: aula de dança afro – Educadora Rafaela

Domingo, dia 25/07, às 09:00h, Celebração Ecumênica.

Os dois coletivos, Saúde e Educação, seguem conclamando apoiadores para, junto com os moradores da comunidade, assumir algumas das propostas abaixo ou outras demandas que surgirem:

1) Projeto de Agricultura Urbana (hortas comunitárias e individuais);

2) Arborização da Comunidade;

3) Distribuição de tarefas entre as famílias para criar uma maior participação;

4) Preparação das crianças que desejam ser batizadas (O seminarista Félix vai assumir esta tarefa junto com alguém de Dandara);

5) Curso “Como funciona a sociedade” (Robert) – Já está agendado para agosto – seguir com outros temas na linha do Direito Popular;

6) Campanha educativa para combater os “bichos de pé” – cuidar do lixo (introduzir a coleta seletiva), orientar as famílias no cuidado com a higiene;

7) Promover Grupo de Teatro e Música;

8 ) Oficinas de geração de renda (velas, bordados etc);

9) Feira de Economia Popular Solidária (coordenadora Ângela está com ótima idéia e precisa de apoio);

10) Grupo de Círculos bíblicos na linha das CEBs;

11) Grupo de Mulheres – Guerreiras de Dandara (Já existe, mas precisa de apoio);

12) Atividades com as crianças;

13) Fortalecer a escola com o projeto MOVA Brasil

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s